NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO E INSTRUÇÕES AOS AUTORES:

Os trabalhos submetidos deverão estar em formato de Resumo Expandido de pesquisa (em andamento, concluída ou relatos de experiência). Estes deverão ser enviados em arquivo DOCX por meio do correio eletrônico cientificojocapp@gmail.com para análise pela Comissão Científica. No assunto do e-mail dos trabalhos enviados deve estar especificado o GT para o qual será submetido. Os trabalhos deverão ser submetidos entre os dias 01/05/2018 a 25/ 05/2018. Os resumos devem conter, no máximo, 1.150 palavras no formato A4 (21x29,7cm), digitadas em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e justificado. O trabalho deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

Roteiro detalhado de Seções do Resumo Expandido (em andamento, concluido, ou Relato de experiência):

Título: em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado, acompanhado do subtítulo, se houver, em minúscula, sem negrito. Logo abaixo do Título deve vir identificado por escrito o número e nome do GT do trabalho submetido.

Nome completo do autor e do(s) co-autor(es): separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobreescrito no nome de cada um dos autores para indicar, em nota de rodapé, o curso, instituição de ensino superior e o endereço eletrônico (e-mail). No rodapé, a fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 10.

A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.

Após o Resumo, segue-se à expressão “palavras-chave” e, na mesma linha, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

A seção Introdução deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo conterá os objetivos do trabalho realizado.

A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Faz-se necessário conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas.

A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções, inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (=Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.

Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As propostas poderão ser apresentadas individualmente ou em grupo de, no máximo, quatro autores, sendo que cada participante poderá participar de um único GT como autor principal do trabalho.

ACESSO RÁPIDO