COORDENADORAS DE GT 



Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é Professora Associada e Pesquisadora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando nos cursos de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e de Economia Ecológica, no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas e no curso de Mestrado Acadêmico em Economia Rural. É também Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Diretora da Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), Avaliadora Institucional do MEC/INEP, Líder do Grupo de Pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS), Pesquisadora da Rede Clima (MCT-INPE-UnB-UFC)e do Observatório das Dinâmicas Socioambientais: sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas, ambientais e demográficas (ODISSEIA)", do programa INCT CDS-UnB/UFC Foi professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA) de 2013 a 2016, onde exerceu o cargo de Reitora, e esteve ligada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). Foi Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Cariri, de 2008 a 2013, onde exerceu os cargos de Vice-Diretora do Campus, Coordenadora Acadêmica do Campus e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). Foi Bolsista de Produtividade do CNPq entre os anos de 2009 e 2012. Foi Professora e Pesquisadora na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) de 1996 a 2008, onde exerceu os cargos de Coordenadora do curso de Economia e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Administrativas. Exerceu o cargo de Presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (CORECON-CE) em 2006 e 2007, e de Conselheira Federal pelo Ceará no Conselho Federal de Economia em 2007 e 2008. Tem experiência nas áreas de Economia, Socioeconomia, Meio Ambiente e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiárido, desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, economia rural, organização social de pequenas comunidades, recursos hídricos, energia alternativa, gestão ambiental, relações internacionais e economia.


 

Psicóloga, possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Pós-Doutorado no programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015).Tem experiência na área de Psicologia Social e Educação, com ênfase nos estudos sobre Juventudes, Escola e Cultura de Paz. É professora da Universidade Federal do Ceará. Departamento de Estudos Interdisciplinares. Curso de Gestão de Políticas Públicas. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas na Universidade Federal do Ceará. Participa do grupo de pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido (LEADERS). Coordena O projeto de extensão Diálogos com Jovens no Ensino Médio sobre Participação e Cidadania, uma das ações deste projeto é grupo de estudos JUVENTUDES, Polítcias Públicas e Psicologia Social (GEJUPP). 





Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutorado em Sociologia Urbana pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professora Adjunta do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas. Desenvolve estudos na área de Sociologia Urbana com ênfase em Processos de Requalificação, Políticas Urbanas e Avaliação de Políticas Públicas.



Membro permanente do corpo docente da Universidade de Fortaleza (Unifor). Professora efetiva do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Unifor. Professora colaboradora do Mestrado profissional e acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Mestre e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou estágio na New York University (NYU) no ano de 2012 com a pesquisa Maracatu New York: fluxos transnacionais entre Brasil e Estados Unidos. Autora do livro Maracatus no Ceará: sentidos e significados. Pesquisa temas relacionados a políticas culturais, cultura, processos Identitários e patrimônio. Coordenadora/ gestora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor (Nupesq/CCJ). Membro integrante do Conselho Editorial e parecerista ad hoc da Revista de Estudos e Investigações Antropológicas - REIA. Parecerista da Revista Políticas Culturais em Revista - UFBA. Desenvolve consultorias técnicas na mesma área dos interesses de pesquisa. Atuou como coordenadora do projeto de Regularização Patrimonial (registro do maracatu cearense como patrimônio imaterial da cidade de Fortaleza). Líder do grupo de extensão ELAS com foco na solução de conflitos em torno da violência contra a mulher. Coordenadora do Laboratório de estudos sobre violências contra mulheres, meninas e minorias - Levim/Unifor. 






ACESSO RÁPIDO