PALESTRANTES


Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (1966), cursou Master of Social Work pela Western Michigan University (1976), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e doutorado em Serviço Social, com área de concentração em Política Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987). Desenvolveu estágio pós-doutoral no Núcleo de Estudo de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (1995-1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Publicas da Universidade Federal do Maranhão (www.pgpp.ufma.br) e coordenadora do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas direcionadas à Pobreza GAEPP (www.gaepp.ufma.br). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1A. Membro do Corpo Editorial de 08 Revistas de abrangência nacional e internacional. Atualmente coordena 02 projetos de pesquisa e é membro integrante de um projeto.Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Avaliação de Políticas e Programas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Pobreza, Políticas Sociais, com destaque à Política de Assistência Social e Programas de Transferência de Renda.

 

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976), e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda (1997), especialização em Metodologia do Serviço Social pela UFPE (1979), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), doutorado em Sociologie pela Université de Paris III - La Sorbonne-Nouvelle (1991) e pós-doutorado em Psicologia da Educação pela UnB (2007). Atualmente é professora Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco, e investigadora estrangeira na Universidade de Coimbra, Portugal com bolsa de Pós-Doutoramento/Estágio Sênior Capes. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente com os seguintes temas: direitos sociais, trabalho, política pública, política de emprego e renda, questão social, informalidade, economia solidária, avaliação de políticas, família, desemprego, mercado de trabalho, educação e exclusão/inclusão.




Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Antropologia Social pela UNICAMP e Doutora em Ciências Sociais, também pela UNICAMP, fez Pós Doutorado em Antropologia Social pelo CIESAS, México, onde atuou como pesquisadora visitante no ano de 2011. É Professora Associada IV da Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de Antropologia do departamento de Ciências Sociais. Coordena o Grupo de Estudos sobre Trabalho e Transformações Capitalistas (GET) é membro do Laboratório de Estudos sobre Cidades - LEC/UFC. É membro permanente do corpo docente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Mestrado em Antropologia UFC/UNILAB. Em 2008 criou a Revista AVAL - Avaliação de Políticas Públicas da qual foi editora até 2015. Atua como parecerista de vários periódicos nacionais. Atua particularmente nas áreas de Antropologia do Turismo e políticas públicas, projetos de desenvolvimento, populações locais - povos e comunidades tradicionais - e ambiente.




Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2007 e 2011). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Economia Aplicada e do Programa de Pós Graduação em Economia (CAEN) na UFC. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Políticas Públicas, Economia da Educação e Economia Social.



Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA(1973), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC(1982) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC(1999). Desenvolveu o Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra CES/UA Portugal. Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Ceará, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundialização do Capital em Tempos de Ajuste; Transformações na América Latina; Emancipação Social no Século XXI; Brasil Contemporâneo; Estado e Políticas Públicas; Democracia; Política de Assistência Social; Avaliação de Políticas Públicas; Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais.



Concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2003, na área de Antropologia, "Itinerários Intelectuais e Etnografia dos saberes". De 2004 a 2007 foi pesquisadora DCR do CNPq vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). A partir do segundo semestre de 2008 atua na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Departamento de Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e em Desenvolvimento e Meio-Ambiente (PRODEMA) este último até 2018. Coordenadora Adjunta do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente (GIPCSA) vinculado à UFPB e cadastrado no CNPq e pesquisadora do Grupo ETNOGRAFIAS do Capitalismo Contemporâneo da UNICAMP. Está vinculada às Linhas de Pesquisa "Políticas Sociais e do Cotidiano: Campo e Cidade" e "Economia Solidária & Desenvolvimento Territorial Sustentável". Desde 2004 desenvolve pesquisas etnográficas em economia solidária, microfinanças solidárias e agroecologia em assentamentos rurais situados no Estado do Ceará e a partir de 2008 no Estado da Paraíba. Nos anos de 2015 a 2016 atuou como investigadora hóspede de Ciesas-sureste em estancia pós-doutoral com bolsa Capes estágio Senior. Em 2017 recebeu certificação de Pós Doutorado Estágio Sênior CAPES no CIESAS/Sureste/Chiapas, sob a supervisão de Dra Maria Elena Martinez Torres, com o projeto Cosmovisões e Agroecologia.
 
 

Graduado em História, Mestre em Antropologia Social e Doutor em Educação, na Área Educação, Sociedade, Cultura e Política, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP . Realizou pós-doutorado em Análise e Avaliação de Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É professor associado da Universidade Federal do Ceará- UFC no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas - PPGAPP, no Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas - MAPP e no Curso Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas - GPP. Integra o corpo docente permanente da Linha de Pesquisa Antropologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação -FACED/UFC. É participante externo do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - PPED/UFRJ. Coordena o NUPPAA - Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação do Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia - INCT/PPED/UFRJ e o NUMAPP- Núcleo Multidisciplinar em Avaliação de Políticas Públicas - UFC . É do Corpo Editorial da Revista AVAL - Avaliação de Políticas Públicas e da Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, editada pela Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Atua nas áreas de Avaliação de Políticas Públicas, Antropologia e Políticas Públicas, e Antropologia da Educação, trabalhando, particularmente, com os temas: epistemologias de avaliação de políticas públicas, metodologias qualitativas e etnografia em avaliação de políticas públicas, políticas educacionais, políticas públicas e marcadores de diferenças, políticas de microcrédito e microfinanças, tecnologias e inclusão digital, narrativas biográficas, noção de experiência, identidades sociais e memória.


Doutor em Economia pela Universidade de Paris XIII (2000). Pós-doutorado em Economia Política Internacional pela Université de Montréal (2012). Professor Titular e Pesquisador do Departamento de Teoria Econômica e do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, com produção científica nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Economia Política Internacional e Economia Brasileira Contemporânea. Membro associado do Centre d?Études sur l?Integration et la Mondialisation (CEIM) da Université du Quebéc à Montréal.



Pós-doutor (2010) e doutor em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerias (2008). Foi pesquisador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da educação - CAEd/UFJF (2011-2015). Atualmente, é Professor efetivo do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Ceará. Atua, principalmente na analises e avaliação de políticas públicas, desenvolvendo pesquisas quantitativa utilizando métodos de análise estatísticas, pesquisa de avaliação impacto de programas sociais e avaliação educacional em larga escala. Participou em pesquisas de avaliação de políticas públicas para o Governo de Estado de Minas Gerais nas áreas de educação, como também foi parte de equipe da pesquisa da Avaliação de Impacto do Programa Bolsa Família (AIBF) junto ao Ministério do Desenvolvimento Social.






Membro permanente do corpo docente da Universidade de Fortaleza (Unifor). Professora efetiva do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Unifor. Professora colaboradora do Mestrado profissional e acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Mestre e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou estágio na New York University (NYU) no ano de 2012 com a pesquisa Maracatu New York: fluxos transnacionais entre Brasil e Estados Unidos. Autora do livro Maracatus no Ceará: sentidos e significados. Pesquisa temas relacionados a políticas culturais, cultura, processos Identitários e patrimônio. Coordenadora/ gestora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor (Nupesq/CCJ). Membro integrante do Conselho Editorial e parecerista ad hoc da Revista de Estudos e Investigações Antropológicas - REIA. Parecerista da Revista Políticas Culturais em Revista - UFBA. Desenvolve consultorias técnicas na mesma área dos interesses de pesquisa. Atuou como coordenadora do projeto de Regularização Patrimonial (registro do maracatu cearense como patrimônio imaterial da cidade de Fortaleza). Líder do grupo de extensão ELAS com foco na solução de conflitos em torno da violência contra a mulher. Coordenadora do Laboratório de estudos sobre violências contra mulheres, meninas e minorias - Levim/Unifor. 


                 

ACESSO RÁPIDO